Móveis Convencionais

Basicamente são utilizados 3 modelos de móveis para guarda de documentos e objetos, com pequenas diferenças de tamanho, qualidade e acabamento, dependendo do fabricante.
1. Arquivo com Gaveteiro
2. Armários
3. Estantes
Para melhor compreender as diferenças e fazer uma análise comparativa inquestionável, é necessário primeiramente conhecer as características e limitações de cada um dos modelos citados.

ARQUIVO COM GAVETEIRO

Geralmente são utilizados para o arquivamento de pastas suspensas.

ESTANTE

Normalmente são utilizadas para armazenar caixas de documentos inativos, classificadores AZ, material de expediente, pastas de prontuários e livros. As mais utilizadas são as estantes de aço, cujas dimensões seguem o mesmo padrão entre os diversos fabricantes, variando o acabamento (pintura), a qualidade e a resistência. Existem diferentes profundidades e alturas, porém as mais usadas são as estantes de 1,98m a 2,00m, com prateleiras de 0,30, 0,42 ou 0,60m.

ARMÁRIOS

Os armários têm praticamente as mesmas características, dimensões e uso das estantes, com a diferença que são fechados. Geralmente tem 4 ou 5 prateleiras e são dotados com portas de abertura frontal (pivotante). Alguns modelos são fabricados com porta de correr que tem o inconveniente de liberar apenas metade do espaço. Tanto é fabricado em aço como em madeira, o mais usado atualmente, devido à variedade de acabamentos que combinam com os demais móveis do escritório. Os armários de madeira geralmente são mais baixos que os de aço.