Pontos Negativos

Além dos inconvenientes apontados em cada tipo de móvel, existem outras considerações comuns entre os móveis convencionais, dentre as quais destacamos:

FINALIDADE ESPECÍFICA:

Geralmente são utilizados para o arquivamento de pastas suspensas.

CAPACIDADE PRÉ-ESTABELECIDA:

• Mesmo que o usuário necessite apenas de 5 gavetas, ele é obrigado a adquirir 2 arquivos para guardar 220 pastas, isso porque a capacidade de armazenamento do arquivo é de 4 gavetas (180 pastas).
• Caso haja necessidade de se utilizar 6 níveis de prateleiras, com espaço de 0,40 também terão de ser utilizados 2 armários.

DIMENSÕES E ACABAMENTOS DIFERENTES:

• Cada tipo de móvel (arquivo, estante ou armário) tem um formato e acabamento diferenciado, dificultando e até impossibilitando uma distribuição racional e uma composição harmoniosa do ambiente.

RESTRIÇÕES:

• Em relação à finalidade, os móveis convencionais são muito restritos e dispõem, geralmente, de 1 ou 2 tipos de componentes (prateleiras e gavetas), o que limita o seu uso.

PERDA DO INVESTIMENTO:

• Devido às características e limitações dos móveis convencionais, acima mencionados, o investimento realizado para a sua aquisição é perdido, caso ocorra qualquer alteração dos objetos armazenados, pois será necessária a aquisição de outros móveis que atendam às novas necessidades.