Economia de Espaço

É comum a informação de que o Arquivo Deslizante INTACTO® proporciona uma economia de até 70% de espaço, conforme consta, inclusive, em catálogos de alguns fabricantes, demonstrados em comparativos com diferentes móveis convencionais.
Isso dá a impressão de que o fato de ser deslizante gera uma economia limitada de até 70%, independente do objeto armazenado.
Esta informação é, no mínimo, simplista ou enganosa, sugerindo que a economia depende exclusivamente do arquivo ser deslizante.
Na realidade, a economia de espaço também é em função do tipo de objeto, do móvel onde está sendo armazenado e da organização interna do arquivo, conforme vamos demonstrar a seguir, analisando o Arquivo Deslizante INTACTO® em função dos seguintes aspectos:
• SER DESLIZANTE
• DA REGULAGEM DOS NÍVEIS
• DA ORGANIZAÇÃO E DOS COMPONENTES INTERNOS

EM FUNÇÃO DE SER DESLIZANTE

O fato de o arquivo ser deslizante, reduz a quantidade de corredores, portanto, quanto maior for a quantidade de módulos, maior será a redução dos corredores e, consequentemente, maior será a economia de espaço.

EM FUNÇÃO DA REGULAGEM DOS NÍVEIS

Os móveis convencionais, principalmente no caso das estantes, a regulagem dos níveis (prateleiras) é praticamente inviável. Além de a regulagem ser somente múltiplo de 50 ou 100mm, é necessário o uso de ferramentas e, eventualmente, de um técnico para retirar e repor os parafusos de fixação para mudar a posição das prateleiras.
Em virtude dessa dificuldade, deixou-se de dar atenção sobre a importância do espaço adequado para cada tipo de objeto armazenado. Criou-se o hábito de adquirir o móvel com 4, 5 ou 6 prateleiras com a distância de 300, 350 ou 400mm, que assim permanecem independente do espaço ocupado pelo objeto. Desta forma, os móveis convencionais tornaram-se estáticos, ou seja, o móvel permanece com a mesma configuração de origem já que qualquer alteração, quando possível, é evitada pelo usuário devido ao grande trabalho necessário para executá-la.
Não se levou em consideração que os espaços perdidos entre cada nível representam uma redução, considerável, na capacidade do móvel.

EM FUNÇÃO DA ORGANIZAÇÃO, DOS COMPONENTES E ACESSÓRIOS

Os móveis convencionais, na sua grande maioria, são instalados com apenas um tipo de componente interno, dentre os quais: prateleira, base para pasta suspensa e gaveta. Isto prejudica e dificulta, sensivelmente, as condições de organização interna dos objetos guardados que, por conseqüência, ocupam mais espaço.
Muitas vezes os componentes internos e acessórios, são os principais responsáveis pela maior economia de espaço do que pelo fato do arquivo ser deslizante e reduzir o número de corredores.